Um Centro de Operações de Segurança (SOC – Security Operations Center) é formado por uma equipe de especialistas que monitoram proativamente a capacidade de uma organização operar com segurança. Tradicionalmente, um SOC costuma ser definido como uma sala onde os analistas trabalham juntos. Embora esse ainda seja o caso em muitas organizações, o crescente aumento do trabalho remoto levou equipes SOC a se distribuírem em mais de um local.
SAIBA MAIS: NOC vs SOC: Qual a diferença entre eles?
O SOC de hoje é menos uma sala com pessoas e mais uma função de segurança essencial para uma organização.
Responsabilidades de um Security Operations Center (SOC)?
Os membros de uma equipe SOC são responsáveis por uma variedade de atividades, incluindo monitoramento proativo, resposta e recuperação de incidentes, atividades de remediação, conformidade, coordenação e contexto.
Monitoramento proativo: O principal foco é na análise de arquivos log que podem vir de terminais (notebooks, smartphones, dispositivos IoT e etc) ou de recursos de rede, como roteadores, firewalls, aplicativos de sistema de detecção de intrusão (IDS) e dispositivos de e-mail.
Resposta e recuperação de incidentes: Um SOC coordena a capacidade de uma organização de tomar as medidas necessárias para mitigar os danos e comunicar-se adequadamente para manter a empresa funcionando após um incidente. Não basta apenas visualizar logs e emitir alertas. Uma parte importante da resposta a incidentes é ajudar as organizações na recuperação de incidentes com malwares ou ransomwares, por exemplo.
Atividades de correção: Uma equipe SOC oferece análises orientadas por dados que ajudam uma organização a lidar com vulnerabilidades e ajustar o monitoramento de segurança e as ferramentas de alerta. Por exemplo, usando informações obtidas de arquivos log é possível recomendar uma melhor estratégia de segmentação de rede ou um melhor regime de correção do sistema. Melhorar a segurança cibernética existente é uma grande responsabilidade de um SOC.
Compliance: As organizações se protegem por meio da conformidade com sua política de segurança, assim como com padrões de segurança externos (LGPD, ISO 27001x, NIST Cybersecurity Framework (CSF), GDPR e etc). Um SOC ajuda a garantir que a empresa esteja em conformidade com importantes padrões de segurança e práticas recomendadas.
Coordenação e Contexto: Um membro da equipe SOC ajuda uma organização a coordenar elementos e serviços e oferece informações úteis para a construção de narrativas que ajudam a moldar a política e a postura de segurança cibernética de uma empresa para o futuro.
Funções dentro de um Security Operations Center (SOC)
Existem várias posições específicas de profissionais que formam o SOC. Embora os nomes dos cargos possam mudar de uma organização para outra, estes são alguns dos mais comuns:
Gerente: O líder do grupo pode assumir qualquer função enquanto também supervisiona os sistemas e procedimentos gerais de segurança.
Analista de Segurança: Responsável por monitorar regularmente as ferramentas e aplicativos de segurança que foram implementados e, em seguida, oferecer interpretações e contextos úteis com base nesses relatórios. Essas ferramentas podem incluir aplicativos de sistema de detecção de intrusão (IDS), aplicativos de monitoramento de informações e eventos de segurança (SIEM) e aplicativos de feed de ameaças de segurança cibernética.
Auditor: Legislações como a LGPD estabelecem regras que devem ser cumpridas, essa função acompanha esses requisitos e garante que sua organização esteja em conformidade.
Threat Hunter: Profissional com uma combinação única de habilidades de análise de segurança e testes de penetração. Também deve ter capacidade de trabalhar com pessoas técnicas e não técnicas para ajudar uma organização a antecipar ataques.
Gerente de Cyber Threat Intelligence (CTI): Um gerente de CTI deve se especializar em obter, filtrar e interpretar feeds de inteligência de ameaças para uma organização.
Gerente: Esta pessoa é responsável por gerenciar cada um dos membros da equipe, bem como a tecnologia que cada membro da equipe utiliza
Por que ter um Security Operations Center (SOC)?
O principal benefício de ter um Centro de Operações de Segurança é a melhoria da detecção de incidentes de segurança por meio do monitoramento e análise contínuos da atividade de dados. Ao analisar essa atividade nas redes, endpoints, servidores e bancos de dados de uma organização, as equipes de SOC são essenciais para garantir a detecção e resposta oportunas de incidentes de segurança. O monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecido por um SOC às organizações é uma vantagem na defesa contra incidentes e invasões cibernéticas, independentemente da fonte, hora do dia ou tipo de ataque.
Fontes: CompTIA e Digital Guardian
Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.