Com o surgimento de modelos de trabalho remotos e híbridos e o crescimento da infraestrutura em nuvem, as empresas estão se voltando para redes de longa distância definidas por software (SD-WAN) para otimizar as conexões entre o usuário e o aplicativo.
O que é SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network)?
A solução de rede SD-WAN virtualizou a WAN corporativa, criando uma sobreposição sobre vários serviços de transporte, incluindo Internet de banda larga, Multiprotocol Label Switching (MPLS) e redes móveis. A SD-WAN abstrai os detalhes da infraestrutura de rede subjacente e roteia o tráfego de maneira otimizada pela WAN corporativa com base em políticas específicas do aplicativo. Isso permite que a SD-WAN otimize o desempenho do aplicativo e a experiência do usuário, melhorando a produtividade e a agilidade dos negócios e reduzindo os custos de TI.
VEJA TAMBÉM: NGFW: O que é o Next Generation Firewall?
Quais são os principais desafios com SD-WAN?
A SD-WAN pode oferecer uma variedade de benefícios para a organização se implementada e configurada corretamente. Alguns dos maiores desafios que as empresas enfrentam ao trabalhar com SD-WAN são:
1. Segurança
SD-WAN é uma solução projetada para otimizar o roteamento de tráfego, movendo-o para a borda da rede. Cada endpoint SD-WAN pode rotear o tráfego de forma otimizada para o endpoint mais próximo de seu destino com base em prioridades e regras específicas do aplicativo.
Por padrão, as soluções SD-WAN não possuem segurança integrada, tornando necessário rotear todo o tráfego para uma verificação de segurança completa para inspeção e prevenção de ameaças antes de permitir que ele continue até seu destino. Para muitas organizações, isso força a escolha entre não proteger o tráfego na WAN corporativa ou perder os benefícios da SD-WAN ao fazer o backhaul de todo o tráfego para o data center para inspeção.
Além disso, as soluções SD-WAN que integram segurança geralmente não possuem os recursos de prevenção de última geração necessários para proteger contra ameaças cibernéticas modernas. Proteger a WAN corporativa requer combinar os recursos de otimização de rede SD-WAN com uma solução de prevenção de ameaças de última geração.
2. Conectando usuários a aplicativos
A adoção de serviços e infraestrutura hospedados em nuvem cresceu significativamente nos últimos anos, especialmente em meio à pandemia. À medida que os recursos corporativos e de TI se movem do data center local para a nuvem, os projetos de rede SD-WAN devem incluir a conexão eficiente e segura de usuários a aplicativos de nuvem pública e privada.
Isso pode ser difícil, pois as empresas adotam ambientes distribuídos de várias nuvens. As empresas precisam de soluções SD-WAN seguras e virtualizadas que sejam nativas da nuvem e tenham a mesma flexibilidade e escalabilidade que as conexões de infraestrutura de usuário para nuvem.
3. Otimizando o desempenho da WAN para a Internet
A SD-WAN melhora o desempenho e a confiabilidade da WAN corporativa otimizando o tráfego em várias mídias de transporte. Ao monitorar a integridade de várias rotas e escolher a mais adequada para atender às necessidades de um aplicativo, a SD-WAN pode oferecer desempenho aprimorado em relação aos mecanismos de roteamento padrão.
No entanto, o desempenho e a confiabilidade da SD-WAN são limitados pela mídia de transporte disponível. As soluções SD-WAN que roteiam tráfego de forma otimizada pela Internet pública sofrem com conexão ineficiente e links não confiáveis.
Para atender de forma confiável os acordos de nível de serviço (SLAs), a SD-WAN requer acesso à mídia de transporte com um determinado nível de desempenho. Quando possível, as organizações precisam projetar soluções SD-WAN para que atendam aos seus requisitos de nível de serviço.
4. Redução de custos
A redução de custos é a principal motivação para muitas organizações que adotam SD-WAN. Um dos principais pontos de venda das soluções SD-WAN é que ela permite que uma empresa obtenha o desempenho e a confiabilidade de rede de que precisa, reduzindo sua dependência de circuitos caros de Multiprotocol Label Switching (MPLS).
No entanto, a economia de custos e os benefícios da SD-WAN podem ser difíceis de quantificar e comparar com o gasto financeiros para implementá-la. A SD-WAN melhora o desempenho da rede, aumenta a produtividade dos funcionários e otimiza o acesso a aplicativos corporativos. Embora essas melhorias possam ser difíceis de medir, elas têm um impacto significativo no desempenho e na lucratividade do negócio.
5. Trade-off na gestão
No passado, as organizações precisavam escolher como a WAN corporativa era gerenciada. As empresas podiam lidar com tudo internamente, contar com um provedor de serviços gerenciados para implementar e manter sua infraestrutura ou compartilhar as responsabilidades.
A SD-WAN foi projetada para atuar como uma sobreposição virtual na infraestrutura de rede de uma organização, oferecendo benefícios significativos e apresentando desafios de gerenciamento. As soluções SD-WAN podem ser implementadas em cima de várias soluções de infraestrutura e ser compostas por ferramentas de vários fornecedores, tornando-as complexas para gerenciar e atualizar.
Segurança SD-WAN com a International IT e a Check Point
A SD-WAN pode melhorar drasticamente a produtividade dos negócios e reduzir os custos de TI, mas é importante escolher a solução SD-WAN certa e implementá-la corretamente. À medida que o trabalho remoto e a computação em nuvem se tornam mais predominantes, é cada vez mais importante garantir que a WAN corporativa distribuída tenha conectividade de rede segura e alto desempenho.
A International IT oferece uma variedade de soluções diferentes projetadas para conectar usuários com segurança a recursos corporativos em qualquer lugar da WAN corporativa. Estamos a disposição para ajudar sua empresa a selecionar uma solução SD-WAN segura.
Fonte: Check Point
Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.