A Atento SA, empresa prestadora de serviços de call center, foi vítima de ataques realizados por operadores do ransomware Lockbit 2.0.
SAIBA MAIS: LockBit 2.0: Grupo por trás do ransomware está recrutando "insiders" para invadir redes corporativas
No domingo (18), a multinacional confirmou ter sofrido o ciberataque e que seus sistemas no Brasil foram interrompidos temporariamente. A empresa enviou um comunicado aos clientes em que disse:
Implementamos, imediatamente, todos os protocolos de segurança cibernética a nosso alcance para conter e avaliar a ameaça. Nossa prioridade, desde o início, tem sido garantir a proteção e integridade dos dados de nossos clientes
A fim de prevenir qualquer possível risco a nossos clientes, nós isolamos os sistemas afetados dentro da Atento e interrompemos as conexões de nossos sistemas com os clientes. Isto resultou em uma interrupção temporária do serviço.
Além disso, clientes interromperam ativamente suas conexões com a Atento, conforme apurado pelo site CISO Advisor:
Fontes nos grupos de mensagens de segurança da informação informaram que seis bancos, dois deles na lista dos maiores bancos brasileiros, suspenderam as conexões que mantinham com os sistemas da Atento.
A crescente ofensiva de ataques cibernéticos contra empresas e organizações em todo o mundo, não tem poupado alvos brasileiros, como os recentes sequestros de dados enfrentados por Lojas Renner, JBS e Fleury mostram. Os últimos ataques estão impactando ecossistemas inteiros de negócios, como no caso da Atento com a Unimed Porto Alegre e da Gol que decidiu bloquear a troca de e-mails com a CVC Group.
Fonte: TecMundo e CISO Advisor
Conheça nossas soluções avançadas, robustas e seguras de NOC & SOC, Zero Trust, Next-Gen Firewalls, LGPD, Hardware, Monitoramento de Rede, Transferência de Arquivos Gerenciada, Consultoria de TIC, Treinamentos, Sustentação de Aplicações, Outsourcing, Licenciamento Geral e Help Desk.